História

Um breve relato sobre a história da ANPPAS

No dia 4 de setembro de 2000 foi criada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS, sendo que sua situação jurídica foi regularizada no início de 2002.

Participaram da criação, na sede do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo – PROCAM/USP o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas – NEPAM/UNICAMP; o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- Universidade Federal do Pará – NAEA/UFPa; o Centro de Desenvolvimento Sustentável – Universidade de Brasília – CDS/UnB; o CPDA/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; o Programa de Pós – Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/Universidade Federal de Santa Catarina; o Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento/Universidade Federal do Paraná; o Programa de Mestrado em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo – PROCAM/USP e o Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA.

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS -congrega os programas e instituições brasileiras que desenvolvam atividades de pesquisa e/ou formação strictu sensu de pessoal especializado em nível de pós-graduação de caráter interdisciplinar que focalizem a interação Ambiente e Sociedade em suas múltiplas dimensões. Estatutariamente a ANPPAS é composta por um Conselho Diretivo, um Conselho Fiscal e por sua Assembléia Geral. O Conselho Diretivo é composto por um Presidente, um Secretário Executivo e três diretores, eleitos pela Assembléia Geral para um mandato de 2 anos.